•   (61) 3484-7097
  •   contatoeadapogeu@gmail.com
Minha Conta
Apogeu EADApogeu EAD
  • INÍCIO
  • SOBRE
  • CURSOS
  • BLOG
  • DÚVIDAS
  • CONTATO
  • CONHEÇA TAMBÉM
    • CURSOS TÉCNICOS APOGEU
    • FACULDADE APOGEU
  • MINHA CONTA
  • Acesso EAD
  • Carrinho

    0

Meio Ambiente

  • Home
  • Blog
  • Meio Ambiente
  • Educação Ambiental nas Escolas Públicas

Educação Ambiental nas Escolas Públicas

  • Postado por Nilcelia
  • Data 7 de junho de 2015
educação-ambiental-escolas-publicas

Nos tempos atuais a educação ambiental é uma questão existencial e vital a todos os seres humanos. A educação ambiental compreende não somente uma mudança na valorização dos bens naturais, como também da melhor utilização destes bens naturais.

A posição de muitos pesquisadores ambientalistas, é a de que os seres humanos devem adotar posturas menos egoístas, para que assim possamos caminhar ao lado da natureza de forma a preservá-la e não somente ao lado de nossos interesses.

A mudança da postura humana só é possível com a educação ambiental, com a qual nós seres humanos poderemos ter uma visão mais realista e privilegiada dos interesses da sociedade, dos Estados em relação a natureza, ao meio ambiente e assim possamos questioná-las e contribuirmos de maneira efetiva na melhoria das mesmas, bem como aprimorá-las, transformar os valores ambientais nela existentes, fazendo-as assumirem a importação da proteção, da melhor utilização do meio ambiente e do seu uso racional.

Para conscientizarmos sobre a importância do ambientalismo nas escolas públicas, devemos educar para ações voltadas nessa área, na qual haja uma autêntica revolução da sensibilidade e percepção da importância da natureza e questões voltadas para o meio ambiente. Tratando de criar progressivamente nos educandos uma nova consciência ambiental e construir valores, no qual se desenvolva e aperfeiçoe atitudes de cidadania e ações que possibilitem o avanço de uma cultura comprometida com a solidariedade e cidadania.

É indispensável uma educação ambiental desde a formação inicial nas escolas, onde seja repassada uma filosofia embasada em uma perspectiva ética e solidária. Seria como uma atividade ligada ao cotidiano das pessoas, que ofereça às crianças, adolescentes e adultos, uma possibilidade imensa de constituir um recurso adequado para que elas tornem-se pessoas com uma criticidade mais aguçada e possam refletir sobre as suas ações no cotidiano, ao mesmo tempo, poderá ajudá-las a desenvolver disposições afetivas e intelectuais que as auxiliem a percorrer este caminho metódico de sua realidade social.

LEI DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os cientistas ecológicos concordam que é fundamental a sociedade impor regras ao crescimento, como também à exploração e à distribuição dos recursos, de forma que garanta condições favoráveis da vida no planeta. Nas documentações assinadas pela grande maioria dos países mundialmente, incluindo-se o Brasil, enfoca-se a garantia ao acesso de todos aos bens econômicos e culturais que sejam necessários ao seu desenvolvimento pessoal e a uma boa qualidade de vida, todos embasados em Leis da educação Ambiental nos conceitos de desenvolvimento e sociedades sustentáveis.

A Lei da Educação Ambiental foi definida pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento como o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Muitos consideram essa ideia ambígua, permitindo interpretações contraditórias. Porque desenvolvimento pode ser entendido como crescimento ,e crescimento sustentável e uma contradição: nenhum elemento físico pode crescer indefinidamente.

Nas propostas apresentadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( PNUMA), emprega-se o termo desenvolvimento sustentável significando “melhorar a qualidade da vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas”. Isso implica o uso sustentável dos recursos renováveis de forma adequada e em quantidades compatíveis com sua capacidade de renovação. (BARBIERI, 2000, p. 114)

PROJETO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Projeto na educação ambiental pode ser embasado na Agenda 21 Global, onde todos os países que assinaram o acordo assumiram o compromisso de elaborar e implementar sua própria Agenda 21 Nacional. (Agenda 21, 2000, p. 45)

A Agenda 21 Nacional fundamentalmente deve adaptar-se à conjuntura de cada país, respeitando as diferenças sócio-econômico-ambientais, isso, de acordo com os princípios e acordos promovidos pela Agenda 21 Global.

No contexto brasileiro, a Agenda 21 tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável embasado na avaliação das potencialidades e vulnerabilidades do país, é importante determinar estratégias e linhas de ação cooperadas com a sociedade civil organizada e o setor público.

REFERÊNCIAS

AGENDA 21 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento- 1992 – Rio de Janeiro. Brasília: Senado Federal, 1996.

AGENDA 21 Brasileira – Bases para discussão/por Washington Novaes e outros. Brasília: MMA/PNUD, 2000.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2008.

[starbox]

Tag:AGENDA 21 Brasileira, ambiental, BARBIERI, educação, lei, projeto, SACHS, sustentabilidade

  • Compartilhe:
Nilcelia
Eu sou Nilcelia, atuo na área de trabalhos científicos e artigos há 20 anos, ao todo são 2.000 temas escritos em áreas diversificadas. Habilidades: 1 Ano de Mestrado em Educação, Domínio de metodologia científica ABNT e Vancouver.

Post anterior

Deficiência Intelectual na Escola
7 de junho de 2015

Próximo post

Filosofia na Educação Infantil
10 de junho de 2015

Pesquisar

Cursos

  • Didática: Organização do Trabalho Pedagógico (300h) R$260,00 Comprar
  • Pedagogia De Projetos e Aplicação de Gestão de Projetos em Educação Especial (300h) R$260,00 Comprar
  • Inclusão Social e Educação Especial. (200h) R$200,00 Comprar
  • Inclusão Social – A Construção de Novos Significados Para a Diversidade Humana (180h) R$200,00 Comprar
  • Políticas Públicas da Educação (120h) R$150,00 Comprar

Redes Sociais

Desenvolvimento Grupo SerDigital.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Cookie configuraçõesAceitar
Revisitar consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR

Faça login com sua conta de site

Perdeu sua senha?

Ainda não é membro? Registrar agora

Register

Are you a member? Login now